Bens culturais de natureza material

Residência da Família Tognato

Descrição curta

Residência construída por Luiz Giacometti, na década de 1930, para Giacinto Tognato, um dos proprietários da Fiação e Tecelagem Tognato. A edificação, com características ecléticas, é um exemplar da arquitetura da elite industrial na cidade.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09080-110

Logradouro: Avenida Dom Pedro II

Número: 1313

Complemento:

Bairro: Bairro Jardim

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Avenida Dom Pedro II, 1313 , Bairro Jardim, 09080-110, Santo André, SP

Descrição

A imponente edificação foi residência de uma família imigrante italiana, proprietária da Fiação e Tecelagem Irmãos Tognato, empresa centenária cuja produção esteve voltada para itens como cobertores e colchas. Mas, nenhum de seus produtos foi tão famoso como as colchas em piquet, que representavam durante os anos 1950-70 cerca de 50% do faturamento da empresa. Além de servir aos enxovais e casas de muitas famílias, também estava presente em diversos hotéis, com destaque para o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

A Família Tognato, proprietária da mansão, veio da Itália em 1895. Chegou em Santo André em 1901 e boa parte dos adultos foram trabalhar na maior fábrica do ABC naquele momento: a Fábrica de Tecidos Silva, Seabra & Cia, conhecida, também, como Ipiranguinha, por ter parte de sua área industrial próxima a um pequeno riacho com esta denominação.

O ofício de tecelão foi aprendido e em 1909 alguns dos filhos do casal - Giacinto Pietro, Romano, Attilio, Massimiliano Angelo e Amabile iniciaram seu próprio negócio de tecelagem nos fundos da casa em que moravam no bairro Jardim com dois teares e produção de colchas de algodão. Com o desenvolvimento de sua produção, adquiriram um terreno de 20 mil m² na Rua Siqueira Campos e ali construíram um galpão que atendia a seu negócio. Na década de 1940, em uma nova expansão a Tecelagem Tognato foi transferida para uma área de 200 mil m² junto à atual Avenida Pereira Barreto, em São Bernardo do Campo. Ali se manteve até meados finais do século XX, quando, diante das transformações tecnológicas e a concorrência internacional no ramo de têxteis, readequou a produção, transferindo-se para espaço menor na Via Anchieta.

A residência foi durante muitos anos moradia da família de Giacinto Tognato e representou uma forma de morar de industriais. O terreno com quase 5.000m² integrou o loteamento Jardim Piratininga, empreendimento organizado pelos irmãos Pujol desde 1923. Construída no meio do lote e circundada por jardins, a edificação detém traços da arquitetura eclética, evidenciando o gosto europeu e as oportunidades de acesso a materiais e ornamentos importados.

O edifício foi tombado em 2007 como patrimônio cultural da cidade pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Sua valorização como patrimônio cultural protegido se deu por representar um modo de morar de determinadas parcelas da sociedade, por ser uma referência da memória coletiva e por sua presença quase centenária na paisagem.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem