Bens culturais de natureza material

Obras de Arte de Gianni Parziale na Capela Maria Imaculada

Descrição curta

Obras do artista plástico Gianni Parziale executadas especificamente para esta igreja, representando os seguintes temas: Santa Ceia, Cristo no Jardim das Oliveiras, Cristo Crucificado, Ressurreição e Vida, Martírio e Glória de São Maximiliano Kolbe.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09260-230

Logradouro: Rua Fenícia

Número: 774

Complemento: Igreja Maria Imaculada

Bairro: Parque Novo Oratório

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Rua Fenícia, 774, Igreja Maria Imaculada, Parque Novo Oratório, 09260-230, Santo André, SP

Descrição

Este conjunto de obras foi encomendada pelo Frei Roberto Tóttoli ao artista plástico italiano Gianni Parziale especialmente para a Paróquia Maria Imaculada que foi inaugurada em 1992 e consagrada em 1993. A criação do artista é composta por seis obras: o conjunto da Via Sacra; Cristo Crucificado; Cristo no Jardim das Oliveiras; Santa Ceia; Ressurreição; além da Vida, Martírio e Glorificação de São Maximiliano Kolbe. Esta última tem significado especial para a ordem dos freis franciscanos menores conventuais que se dedicaram à construção desta igreja, pois Maximiliano Kolbe foi um dos criadores e difusor da Milícia Imaculada, consagrada na Ordem dos Franciscanos Conventuais em 1936.

Maximiliano Kolbe era polonês, nascido em 1894 e desde os anos 1910 se dedicou à vida religiosa, tornando-se frei em 1914. Sua atuação missionária franciscana e na Milícia Imaculada o levou ao Japão em missão de evangelização. Mas, foi melhor conhecido por ter sido preso durante o nazismo e executado no campo de Auschwitz em 1941 após trocar de posição com outro polonês também preso neste campo de concentração. Diante de sua atuação religiosa foi canonizado em 10.10.1982 pelo Papa João Paulo II.

Gianni Parziale é italiano, nascido de Brescia em 1936. Formou-se em Belas Artes em Parma e nos meados da década de 1980 imigrou para o Brasil. Desde então o pintor, escultor e ceramista reside em Caraguatatuba, e entre outras obras desenvolveu quatro templos católicos, sendo um deles a Paróquia de Maria Imaculada.

Todas as obras que compõem o conjunto foram realizadas em compensado naval, em técnica mista, valendo-se de materiais diversos. A temática encontra-se lastreada na formalidade figurativa e simbólica, sendo que o artista estabeleceu diálogo entre sua proposta criativa e a arquitetura da igreja, cujo projeto é de autoria dos arquitetos Doroti Riotto Fernandes e Giro Kimura.

O conjunto destas obras foi tombado pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André em fevereiro de 1995. Na atualidade a obra Ressurreição, originalmente instalada no teto da igreja foi retirada e não pode mais ser visitada.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem