Bens culturais de natureza material

Associação dos Ex-combatentes do Brasil Museu Militar dos Expedicionários do ABCDMRR

Descrição curta

A área abriga a associação dos ex-combatentes que desenvolve atividades sociais de apoio aos associados. O acervo do Museu se relaciona à história militar com destaque para a região, por meio de objetos e fotografias.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09090-480

Logradouro: Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira

Número: 100

Complemento:

Bairro: Vila Guiomar

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, , Vila Guiomar, Santo André, undefined, SP, 09090-480

Descrição

A Associação dos Ex-Combatentes do ABCDMMRR foi criada em 1963 e tinha por intuito auxiliar brasileiros que estiveram envolvidos com o conflito da 2ª Guerra Mundial. A participação brasileira contou com mais de 25 mil soldados, sendo que alguns saíram do ABC. Por meio de suas memórias foi possível saber que parte deles participou do conflito na Europa e outros participaram dos treinamentos no interior de São Paulo e no Nordeste, não sendo necessária a travessia do oceano para participar efetivamente do combate.

O retorno ao país e a necessidade de apoio levou à criação em 1963 desta Associação que inicialmente esteve instalada em São Caetano do Sul e em 1977, com a concessão municipal do terreno situado à Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, passou a ter sua sede transferida para Santo André. Mais adiante, em novembro de 1992, para dar conta de sua trajetória a Associação criou o Museu Militar dos Expedicionários que passou a contar a trajetória não apenas dos soldados participantes deste conflito como apresentar armamentos, tanques, aviões e outros equipamentos militares.

O tombamento partiu de solicitação da sociedade civil, e foi aprovado pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André – em novembro de 1992. Esta incidiu sobre a edificação e não sobre os equipamentos e objetos componentes do acervo do Museu, boa parte deles doados após o momento de tombamento e homologação.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem