Sede do Haras Jaçatuba - Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman

Bem tombado como Patrimônio Cultural Andreense pelo COMDEPHAAPASA - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André, inscrito no livro de tombo sob no. 4, processo no. 32756/1992 -2, Data de Tombamento: 11/11/1992.

Endereço: Avenida Itamarati, 536, Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, Vila Curuca, 09290-730, Santo André, SP

CEP: 09290-730

Logradouro: Avenida Itamarati

Número: 536

Complemento: Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique

Bairro: Vila Curuca

Município: Santo André

Estado: SP

Bairro:

Descrição

O Haras Jaçatuba foi implantado por volta de 1918 e é o segundo da cidade. Funcionou até meados da década de 1950. Ali, eram criados cavalos de corrida da raça puro sangue inglês, cujos cavalos ganharam vários prêmios.

Os proprietários, os irmãos Antonio e Erasmo Assumpção possuíam outras áreas na cidade que, ao serem loteadas, deram origem aos bairros Vila Assunção, Paraíso, Jardim Assunção, Parque Erasmo Assunção e Vila Curuçá.

Em 1979, a área foi desapropriada para nela ser implantado um parque, inaugurado em 27/4/1980. Foram tombados o parque e as duas edificações: a maior, de uso da família, onde hoje é a Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman e, a casa menor, reservada aos hóspedes.

Galeria

evento entre e

Publicado por

COMDEPHAAPASA Conselho Patrimônio Cultural

O COMDEPHAAPASA é o conselho municipal que tem como competências identificar, pesquisar, proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade (bens de natureza material e imaterial).
Possui 12 membros, seis representantes do governo municipal e seis representantes da sociedade civil. Realiza reuniões ordinárias mensais no auditório do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.