Coletivo

Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa

Área de Atuação

Museu

Funções

Descrição curta

O Museu, por meio de seu acervo, apresenta a memória e a história de Santo André. As exposições retratam as transformações que vão se delineando na cidade, seja no espaço urbano, social, econômico, político ou cultural. Dessa forma, esse espaço de cultura visa valorizar as pessoas, o lugar onde vivem e seu legado cultural.

E-mail: museu@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4427-7297

Descrição

O edifício que abriga o Museu de Santo André faz parte de um conjunto de edificações escolares construídas pelo Governo do Estado de São Paulo na Primeira República (1889-1930). O projeto de José Van Humbeck com a fachada de J.B Maroni, é da tipologia Mogy Guassu e comum em Grupos Escolares em outras cidades do estado como Ituverava, Pereiras, Itápolis, Orlandia, Itatinga e Mogi Guaçu.
O prédio foi inaugurado em 1914, como Primeiro Grupo Escolar da região do ABC. A disposição das salas em forma de U, interligadas por um alpendre, cria um agradável pátio interno.
No decorrer do tempo, a escola ficou pequena para atender ao crescente número de alunos o que levou a Prefeitura e o Governo a fazer uma permuta em que o município construiu uma nova edificação no bairro Casa Branca para abrigar a escola, transferida em 1978. A Prefeitura, por sua vez, assumiu as instalações do antigo Grupo Escolar, que naquele momento passou a ser ocupado pelo Serviço de Promoção Social - PROSSAN.
Em 1990 o Museu de Santo André foi transferido para essa edificação. Em 1992 o prédio foi reconhecido como Patrimônio Cultural da cidade pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André – COMDEPHAAPASA e em 2010, como Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT.
O Museu possui em seu acervo cerca de 70 mil itens relativos à memória de Santo André, apresentados em exposições e diversas outras atividades de difusão que retratam as transformações delineadas na cidade no decorrer do tempo, em seu aspecto urbano, social, econômico, político ou cultural. Assim, estabelece relações cada vez mais sólidas com a sociedade que ele representa, incentivando que esta se aproprie deste espaço de conhecimento, bem como de sua história e de sua Memória.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria de Cultura - Secult

Pasta responsável formular, coordenar, executar e avaliar planos e programas de ação, difusão, formação, pesquisa e fomento da cultura, do lazer, das artes e da preservação dos bens materiais e imateriais com valor histórico, cultural, arquitetônico, paisagístico e afetivo para a população de Santo André.

REDES SOCIAIS: @secult.santoandre

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem